X

CLIQUE E ENTRE JÁ
EM CONTATO CONOSCO!

(11) 4724-8845

atendimento@

(11) 4724-8845

Como Surgiu a Vocação de Arquiteto

Sobre a PieReti Arquitetura

Como Surgiu a Vocação de Arquiteto

16/12/2020

O início: uma vocação de família

Sem pretensão, tudo começou nas férias escolares da quarta série do ensino básico, quando Sandro ainda era criança e passava alguns dias na casa do avô Atílio Piereti. Naquele ano de 1984, o Sr. Atílio já contava com uma experiência de 47 anos de profissão como pedreiro e pequeno empreiteiro. Trabalhador dedicado que era, acordava muito cedo para ir ao trabalho, sendo ainda da época em que os construtores eram conhecidos como mestres-pedreiros. Na sua época, a construção não era tão industrializada como hoje e muitos dos materiais utilizados eram feitos na obra, como a massa fina, que era preparada em uma caixa de madeira onde se colocavam cal virgem, água e areia fina. Menino curioso que era, Sandro pedia para ver as plantas, perguntava como funcionava a obra e o Sr. Atílio explicava feliz por estar ensinando e mostrando seu ofício. Um dia ainda durante as férias, Sandro foi trabalhar com o avô, com marmita e tudo, e ver um projeto se concretizar perante seus olhos foi fascinante. A paixão pela arquitetura surgiu assim, e essa curiosidade de criança determinou o caminho que Sandro iria seguir.

 

Uma formação marcada por bons exemplos

Sandro ingressou no curso técnico de Edificações em 1988 na Escola Técnica Estadual Presidente Vargas. No mesmo ano, aos 15 anos de idade, sua vocação de projetista se tornou evidente quando foi o único finalista brasileiro do concurso de design de carros da revista espanhola TOP AUTO. No ano seguinte, começou a trabalhar como desenhista autônomo para diversos escritórios de arquitetura e engenharia de Mogi, Suzano e São Paulo, o que lhe conferiu certa experiência no ramo, mesmo sendo ainda muito jovem. Em 1992, ele ingressou na faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Braz Cubas. No entanto, logo após a conclusão do 3º semestre, resolveu dar uma pausa no curso e partiu para uma temporada de dois meses na Europa, com a finalidade de conhecer a arquitetura do Velho Mundo.

Em 1994, Sandro retomou o curso e constituiu uma sociedade com o engenheiro Bernardo de Castro Pinto, que havia sido seu professor, tanto no curso técnico quanto na universidade, e que se revelou um grande amigo e exemplo profissional. Através dessa parceria, o então estudante teve a oportunidade de atuar como projetista de estruturas, bem como no acompanhamento de obras. O Eng. Bernardo foi uma pessoa marcante na formação do arquiteto. O trabalho com ele influenciou muito sua maneira de projetar, comprometida com a viabilidade estrutural e executiva do projeto, e especialmente empenhada em harmonizar suas características estéticas e funcionais.

Três anos mais tarde, no mesmo mês em que se graduou, Sandro recebeu convite para estagiar por um ano, como arquiteto, em uma empresa de construções e projetos de Treviso, região de Veneza, na Itália. Teve que recusar o convite para se arriscar e assumir o projeto e a administração da obra de uma empresa de manutenção de equipamentos médicos de São Paulo, que se mudaria para Mogi.

No ano de 1999, chegou ao fim a sociedade entre Sandro e Bernardo, visto que o arquiteto havia decidido fundar seu próprio escritório. Após muito trabalho, em 2007, a Piereti Arquitetura adquiriu um imóvel para finalmente montar sua sede própria. No mesmo ano, iniciou-se a obra para reforma e ampliação do local, concluída em 2008.

Agora, com mais de 20 anos de existência e vasto portfolio, o escritório projeta novos planos de expansão, que visam levar uma arquitetura moderna e ética a um número maior de pessoas e profissionais que cultivam o sonho de construir.

 

Photo by Kelly Sikkema on Unsplash